jun 2, 2023 | Blog

Vida de Consultor e Cliente: Diferenças entre SAP ECC e SAP S/4 HANA – PARTE II

Entendendo as Diferenças do SAP ECC vs SAP S/4 HANA

Dando continuidade a segunda parte, mostrando as diferenças entres as versões do SAP. Neste artigo expresso em detalhes como o S/4 tornou-se um sistema ERP inteligente, as mudanças que ocorreram no mestre de materiais e o modelo de configuração entre estrutura de telas.

Espero que você continue gostando das informações que abordo nesta segunda parte do artigo. Minha intenção é continuar ajudando com esta nova metodologia e versão do SAP S/4 HANA, no projeto que você possa estar participando ou venha participar no futuro próximo.

SAP S/4 HANA – O ERP Inteligente

Valor de Negócios

O SAP S/4HANA possui funcionalidades para gestão integrada em tempo real que aprimora a gestão de compras, vendas, finanças e controladoria.

Referência da figura: https://www.rewion.com/

Com essa tecnologia, a organização pode capturar todas as oportunidades do mundo digital removendo obstáculos comuns associados aos processos de negócios e tomada de decisões.

Exemplos com base em benchmark realizados nos projetos S/4

  1. Tempo para você gerar relatórios de suprimentos de 2 horas, passaram  para 3 segundos.
  2. Redução no tempo de processamento dos documentos e pesquisa em tabelas Standard.
  3. Redução média de 20% nos processos manuais para todas as atividades operacionais.

 

Demonstração

  • Recursos analíticos (stories & dashboards) que possibilitam a descoberta e insights detalhados usando funções otimizadas e amigáveis.
  • Apresentação do aplicativo para navegação nos indicadores e navegação nos dados com retorno em tempo real.

 

Essas tabelas universais fornecem um único ponto de acesso para informações de negócios, permitindo que as empresas gerenciem melhor seus processos de negócios e melhorem a eficiência do sistema.

As principais mudanças nos Dados mestres – Materiais

Com o SAP S/4HANA, houve várias mudanças significativas nos dados mestre, algumas das principais incluem:

  • Simplificação dos dados mestre: foram simplificadas muitas das estruturas de dados mestre, como as de clientes, fornecedores, materiais, entre outros. Essa simplificação foi feita para melhorar o desempenho do sistema e simplificar a manutenção dos dados mestre.

  • Maior flexibilidade: com o SAP S/4HANA, há maior flexibilidade na criação e manutenção de dados mestre. Por exemplo, é possível configurar campos adicionais nos dados mestre para atender a requisitos específicos de negócios.

 

 

Eliminação de redundâncias: com o SAP S/4HANA, muitas das redundâncias nos dados mestre foram eliminadas, o que significa que agora há menos duplicidade de dados. Isso ajuda a melhorar o desempenho do sistema e facilita a manutenção dos dados mestre.

  • Novas tecnologias: o SAP S/4HANA utiliza tecnologias inovadoras, como a tecnologia in-memory, para permitir o processamento de grandes quantidades de dados em tempo real. Isso significa que é possível atualizar e acessar os dados mestre de forma mais rápida e eficiente.
  • Integração de dados mestre: o SAP S/4HANA integrou vários tipos de dados mestre em uma única estrutura. Isso significa que, por exemplo, os dados de materiais e os dados de fornecedores agora são armazenados em uma única estrutura. Essa integração ajuda a simplificar a manutenção dos dados mestre.

Essas mudanças nos dados mestre foram feitas para melhorar a performance do sistema e simplificar a manutenção dos dados mestre. Além disso, a integração de dados mestre em uma única estrutura ajuda a melhorar a visibilidade dos dados e a tomar decisões mais informadas.

Principais mudanças nos dados mestre de material

Houve várias atualizações nos campos e visões do mestre de material, algumas das principais incluem:

  • Visão de Armazenamento: A visão de armazenamento foi renomeada como Visão de Gerenciamento de Armazém (Warehouse Management – WM) e foi expandida para incluir mais campos, como armazenamento de localização, unidades de manipulação, controle de lote, entre outros.

 

  • Visão de Finanças: A visão de finanças foi expandida para incluir mais campos para permitir um melhor gerenciamento de finanças e contabilidade de materiais.

 

  • Visão de Compras: A visão de compras foi atualizada com campos adicionais para permitir um melhor gerenciamento de compras e fornecedores, incluindo informações sobre cotas de fornecedores, classificação de material, dados de precificação, entre outros.

 

  • Visão de Produção: A visão de produção foi expandida com campos adicionais para permitir um melhor gerenciamento de produção e planejamento de necessidades de materiais (MRP), incluindo informações sobre ciclos de vida do produto, configurações de produção, roteiros de produção, entre outros.

 

  • Novos campos: Foram adicionados novos campos ao mestre de materiais para permitir uma melhor gestão de dados, incluindo campos para dados de atributos estendidos e informações de sustentabilidade.

 

Como a maioria dos processos entre os módulos utilizam os dados mestre de materiais no SAP S/4 HANA. Faço uma comparação na configuração “Atribuir campos a grupos de seleção de campos” entre os ambientes. Tivemos um aumento significativo de novos campos com o S/4 HANA, no total de 287 campos nos dados mestre do material.

É interessante porque podemos abranger mais informações no material e integrar com outros módulos SAP, em seus respectivos processos e relatórios que o S/4 vem aprimorando.

Estrutura de tela do SAP ECC

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem
SAP ECC: Configuração – Atribuir campos a grupos de seleção de campos

Estrutura de tela do SAP S/4 HANA

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem
SAP S/4: Configuração – Atribuir campos a grupos de seleção de campos

Abaixo mostro os novos campos que foram adicionados:

 

1.    Campo “Data de Validade”: Permite que os usuários insiram a data de validade do material.

4.    Campos de “Dados de Precificação”: Permite que os usuários insiram informações sobre preços de material, incluindo condições de pagamento, descontos, entre outros.

2.    Campos de “Atributos Estendidos”: Permite que os usuários adicionem informações personalizadas ao material, como especificações técnicas, informações de qualidade, entre outros.

5.    Campo “Cota de Fornecedores”: Permite que os usuários associem o material a um fornecedor específico e insiram informações sobre as quantidades de material que devem ser fornecidas.

3.    Campo “Classificação de Material”: Permite que os usuários classifiquem o material com base em critérios específicos, como a funcionalidade do material, a área de aplicação, entre outros.

6.    Campos de “Dados de Sustentabilidade”: Permite que os usuários insiram informações sobre o impacto ambiental do material, como emissões de CO2, uso de energia, entre outros.

Esses novos campos permitem que os usuários gerenciem melhor e acompanhem informações adicionais sobre o material, permitindo um melhor controle e uma melhor tomada de decisões.

  • Simplificação do mestre de material: Em geral, o mestre de material foi simplificado e consolidado em menos visões, o que permite uma melhor integração de dados e uma manutenção mais fácil dos dados.

 

Essas atualizações nos campos e visões do mestre de material que eu considerei importante para melhorar a gestão e a integração de dados e simplificar a manutenção dos dados mestre de materiais.

Espero ter contribuído muito com as informações dos principais pontos que ainda geram dúvidas. Quando consultores funcionais estão realizando as configurações no SAP S/4 HANA, e que informações passar as áreas de negócios, em caso de dúvidas. No próximo artigo dou continuidade a terceira parte, podendo fornecer mais detalhes para você e conseguir alcançar seus objetivos no projeto.

Necessitando de algum apoio nesta segunda parte, me chame no particular que terei o prazer em ajudá-lo.

 

Forte abraço

Rodrigo Barçante

 Artigos recentes

recentes