Supply Chain Quality Assurance

O ” Supply Chain Quality Assurance” (Garantia de Qualidade) em uma cadeia de suprimentos, refere-se a um conjunto de processos, práticas e políticas implementados para garantir que os produtos ou serviços fornecidos dentro da cadeia de suprimentos atendam aos padrões de qualidade estabelecidos.

O objetivo principal do Quality Assurance na Supply Chain é assegurar que os produtos ou serviços estejam em conformidade com as especificações, requisitos regulatórios e expectativas dos clientes.

 

 

Supply Chain Quality Assurance

Objetivos do serviço
Garantia de Qualidade da Cadeia de Suprimentos

Através das minhas análises vou apresentar uma ou mais soluções para reparar os possíveis erros que estão acontecendo nas transações SAP e/ou nos processos de negócios, na cadeia de suprimentos.

O objetivo final é garantir que as operações possam realizar suas tarefas diárias com eficiência e sem problemas, garantindo a satisfação do cliente final na organização.
Supply Chain Quality Assurance

Após eu realizar as reparações ou aplicar soluções inovadoras no ambiente de desenvolvimento (DEV)

O processo no ambiente de qualidade (QAS) no SAP geralmente eu considero as seguintes atividades:

Planejamento do QAS:

O primeiro passo é definir os requisitos de qualidade para a demanda. Isso inclui a definição de padrões, diretrizes e procedimentos para garantir a qualidade do processo no ERP SAP.

Teste do cliente:

Este teste envolve o usuário final, que executa os testes para garantir que o sistema atenda às suas expectativas.

Teste de integração:

Em seguida, os diferentes componentes são integrados e testados em conjunto para garantir que funcionem perfeitamente nas áreas da organização.

Teste de aceitação do usuário:

Este teste envolve o usuário final, que executa testes para garantir que o sistema atenda às suas expectativas.

Teste de desempenho:

Este teste envolve a verificação de que o sistema é capaz de suportar a carga de usuários simultâneos e transações que será submetido na produção.

Teste de segurança:

Este teste avalia a segurança do sistema contra ameaças externas ou internas.

Teste de regressão:

Este teste é realizado para garantir que nenhuma nova alteração no sistema ERP SAP tenha impactado negativamente nas funcionalidades já testadas.

Além dessas atividades que eu acompanho no ambiente de QAS, eu também elaboro a criação de documentação detalhada, incluindo planos de testes, relatórios de bugs e procedimentos de treinamento para usuários finais. Para garantir que os processos de negócios sejam entregues com a mais alta qualidade possível e que os responsáveis operacionais e executivos, possam usar o sistema ERP SAP sem problemas ou interrupções.

Qual é o diferencial do Supply Chain Quality Assurance

Por eu ser um especialista em SAP MM e em regras de negócios, possuindo certificações e me mantendo atualizado no que tange a cadeia de suprimentos, consigo obter vários diferenciais como:

 

  1. Tenho um conhecimento muito mais profundo e abrangente do sistema ERP SAP e nos processos do que consultores menos experientes. Com isso, enfrentei inúmeras situações complexas e sou capaz de lidar com praticamente qualquer problema relacionado ao SAP MM.

2. Devido ao meu conhecimento profundo do sistema ERP SAP, consigo construir soluções personalizadas e específicas para atender às necessidades exclusivas de uma organização.

3. Presenciei aos longos dos meus projetos, a evolução dos processos e versões do ERP SAP, ao longo desses anos. Isso significa que eu posso trazer para seus processos de negócios as melhores práticas do passado e aplicá-las às necessidades atuais da empresa.

4. Com embasamento em minhas construções de soluções otimizadas, aplicabilidade de processos e correções de erros nos processos de gestão de materiais, consegui desenvolver habilidades avançadas de comunicação. Sendo capaz de me comunicar claramente com os membros da equipe, gerentes e outros stakeholders, o que é essencial para garantir que todos entendam as minhas soluções propostas e possam trabalhar juntos de forma eficaz.

5. Por eu ter atuado em diversos projetos nos segmentos de Bebidas, Laticínios, Petróleo e Gás, Distribuidora, Varejo, Mineração, Telecomunicações, Governamental, Seguros e Resseguros, Bancos, Farmoquímica, Automação, entre outros. Sou mais qualificado nos resultados e tenho maior capacidade de entrega dentro dos prazos estabelecidos. Sendo capaz de eu e minha equipe trabalhar com eficiência e eficácia, fornecendo resultados rápidos e de alta qualidade.

Supply Chain Quality Assurance

Principais processos que realizo em meus clientes que utilizam o ERP SAP ECC e S/4 HANA

$

01- Dados Mestres de Fornecedor e BP (Business Partner), Materiais, Registro INFO e LOF (Lista de operações de fornecimento)

$

02-Compras de materiais e serviços Nacionais e Importados

$

03- Cotação de preços de mercado

$

04- Movimentações de materiais em diversos processos, como:

a. Entrada
b. Saídas
c. Devoluções
d. Transferências

$

05- Medições de Serviços

$

06-Gerenciamento de Estoque

a. Reserva de materiais
b. MRP baseado em consumo (ressuprimentos automáticos)
c. Inventário físico
d. Integração do MM (Gestão de Materiais) em processos com módulos de PM (Manutenção), PP (Planejamento e Produção), QM (Qualidade), SD (Vendas e Distribuição) , PS (Projetos), WM ou EWM (Gerenciamento de Armazém Estendido). ARIBA (Portal de Fornecedores)
$

07- Nota Fiscal Eletrônica

$

08-Localização Brasil

$

09- Conhecimentos nos módulos que integram com a gestão e planejamento de materiais

$

10- Sistemas que integram com o ERP SAP como: Salesforce, Mastersaf e Klassmatt

Alguns dos Clientes que atuei com o Quality Assurance

Deseja conhecer melhor o serviço Quality Assurance Supply Chain